quinta-feira, 27 de maio de 2010

"HUMANOS DE GELO"


Após a marte pessoas estão sendo congelados com a esperança de um dia ressuscita.

A técnica é conhecida como criogenia humana, e é utilizado tanques cilíndricos para armazenar corpos de humanos a temperaturas extremamente baixas como a expectativa de ressuscitar pelo avanço nas tecnologias em especial a nanotecnologia. A criogenia humana foi utilizada pela primeira vês em 1967, quando foi congelado o Dr. James Bedford ( foto a direita) um psicólogo dos Estados Unidos.
A criogenia é feita a partir do atestado de óbito do paciente, onde neste são colocados um coração e pulmão artificial para que não ocorra a formação de coágulos de sangue. Posteriormente é trocado o sangue do paciente por uma solução de glicose para impedir a formação de cristais de gelo conservando a integridade da célula. Ao mesmo tempo a temperatura do paciente vai sendo reduzida em uma câmara de gelo seco; isto pode durar dois dias. Ao atingir -79 °C o corpo é transferido para os cilindros de ( dewas ) com nitrogênio liquido a -160 °C onde este pode permanecer integro por centenas de anos.
O congelamento é de certa forma fácil, mas o retorno a vida é que é o difícil. As empresas que fazem este trabalho dizem que isto pode acontecer, porém os próprios cientistas que fazem a preservação dizem que nunca conseguiram reviver ninguém. Mas quem sabe num futuro muito distante isto venha ser possível.
O propósito pode ser espetacular porém pode infrigir conceitos da sociedade; em especial com relação aos princípios religiosos.
É um espetáculo a ciência, porém é muito caro assistir este espetáculo