Cultura


Historia de Manaíra - PB


 
A cidade de Manaíra surgiu na pequena fazenda Alagoa Nova, de propriedade de Manoel Pereira da Silva que ali chegou em 1840, como primeiro comerciante instalou uma “buladeira”, instrumento com o qual classificava o algodão e ainda uma espécie de engenho que servia para descaroçar o produto e preparar a cana para a fabricação de rapadura.
Em 1889, em terreno doado pelas irmãs Catarina e Balbina, foi construída a igreja, atual matriz, dedicada ao Divino Espírito santo, escolhido como padroeiro do lugar.
Conta à lenda que a denominação Manaíra – Seios de Mel – foi escolhida em homenagem a uma índia, com esse nome, prometida por seu pai Boiassu como noiva, ao índio Piancó, chefe da tribo dos Coremas. Diz ainda à lenda que tendo Manaíra se envolvido com o colonizador Manoel Curado Garra, foi sacrificada pelo pai, em nome do compromisso assumido com Piancó (o índio).

Sobre a Cidade

Cronologia Histórica de Manaíra - PB:
 
1840 – A cidade era a prospera  Fazenda Alagoa Nova.
1870 – Forma-se a Vila de Alagoa Nova.
1920 – Alagoa Nova - Distrito de Princesa Isabel.
1938 – Adotada a denominação de Manaíra.
1961 – Manaíra desmembrada do município de Princesa Isabel.

Projeto de Emancipação Política:

Autoria: Antônio Antas Diniz
Aprovação: Lei 2.657
Data: 21 de dezembro de 1961
Instalação: 31 de dezembro de 1961
A Origem do Nome:
Manaíra (Voc. ind., maná-eira: mel cheiroso) – Antiga Alagoa Nova. Pertence ao Município de Princesa Isabel.- Fevereiro de 1944 - Coriolano de Medeiros - Dicionário Corográfico da Paraíba.

Fonte : manaira net